Tem alergia ao seu cão? Saiba o que fazer!

2019-08-26

Tem alergia ao seu cão? Saiba o que fazer!

Muitas pessoas alérgicas têm dificuldade em viver com cães, devido a alergia a determinadas substâncias que existem no pelo, caspa e saliva destes animais. Muitos médicos recomendam diretamente aos doentes alérgicos não terem qualquer animal de companhia em casa, mas se essa opção não é válida para si, saiba que há determinados cuidados que podem ajudar a reduzir os sintomas ou inclusivamente a preveni-los.

No mundo das Alergias há muitas formas de avaliar os sintomas e muitos graus e relevância que os mesmos tomam. Por isso, antes de escolher um animal de companhia é importante optar por raças que sejam menos susceptíveis de prejudicar a sua alergia, como é o caso do Cão de Água, Terrier Americano sem pêlo, o Caniche, o Cão de Crista Chinês, o Schnauzer, o Lebrel Italiano ou Galgo Italiano e cães do tipo “bichon” – Bichon Francês, Maltês, Shih-Tzu, Poodle, etc.

Em casa é importante ter um ambiente o mais limpo possível. Por essa razão, é recomendável usar um purificador de ar doméstico – para capturar todos os alergénios presentes no ar. Além disso, será importante manter uma limpeza máxima no lar, dado que assim os epitélios – as partículas que são responsáveis pelos sintomas de alergias -não se fixarão durante muito tempo nos móveis e tecidos domésticos.

É importante também não deixar ao alcance dos cães os cobertores que o resto da família usa e é imprescindível lavá-los todas as semanas. A limpeza é também essencial no espaço usado pelo animal de estimação para dormir ou descansar, bem como com o seu colchão ou manta de dormir. É fundamental evitar o uso de alcatifas ou tapetes, que se convertem em ninhos para os epitélios e multiplicam a possibilidade de reações ao ser humano nos meses em que a alergia é mais grave.

A zona do quarto deve ser proibida aos animais de estimação. Trata-se da zona da casa mais sensível e deverá estar, o mais possível, livre de alergénios. Lembre-se que é a zona onde passa 6 a 9 horas do seu dia a dormir, pelo que é um espaço que deverá ficar limpo e livre de possíveis causas que aumentem a sua alergia. Além dos anti-histamínicos, alguns sprays nasais podem proporcionar alívio por aproximadamente 24 horas.

voltar

Últimos artigos

Re-introdução do leite de vaca na dieta da mãe a amamentar bebé com APLV
Que desportos o asmático deve escolher e quais deve evitar?
Dormindo com o inimigo - O QUE A SUA CAMA ESCONDE!
Sobre a tosse
Alterações do olfacto
A dieta na gravidez / amamentação e o risco de alergia alimentar no bebé
Tratamento da alergia ocular
Alergia ocular
Anafilaxia - tratamento
Anafilaxia - Sinais e Sintomas e complicações