Áreas

Alergias Pele

Alergias Pele

Várias alergias causam inflamação da pele com consequente vermelhidão e comichão. As doenças alérgicas de pele mais comuns são a dermatite/eczema atópico, o prurigo e a urticária. Estas situações podem ser agudas ou crónicas. A dermatite atópica ou eczema atópico resulta de fatores familiares (causas genéticas) e os fatores do ambiente em que vivemos. Nesta patologia existe uma inflamação crónica de pele com alteração da barreira cutânea.

A perda de gordura da pele é decisiva para a alteração da barreira cutânea e provoca o aumento de perda de água através da pele; trata-se de um ciclo vicioso - por isso a pele nestes casos é tão seca e por vezes mesmo com descamação. A fragilidade da barreira cutânea permite uma maior suscetibilidade contra agressões do meio exterior à pele, o que piora a inflamação. Até 25% das crianças podem sofrer com esta doença. É pior nos primeiros anos de vida e depois tem tendência a estabilizar e mesmo desparecer. Mas também pode começar em idade adulta.

É fundamental conhecer o que a causa e o que a faz agravar, para conseguir o melhor controlo desta patologia.

A urticária é uma erupção cutânea que consiste em pápulas (“babas”) que geralmente se estendem por toda a superfície do corpo, e se acompanham de muito prurido (comichão). É muito característico as pápulas desaparecerem em poucas horas e surgirem noutra localização; também tipicamente não deixam qualquer marca na pele. Pode ser causada por reações alérgicas, mas também por outros fatores. Em alguns casos a urticária pode acompanhar-se de inchaços (edemas).

O estrófulo, ou prurigo estrófulo caracteriza-se pelo aparecimento de lesões cutâneas avermelhadas, com muita comichão, e por vezes com pequenas bolhas, que atinge principalmente as crianças. Surge por libertação de histamina e é uma reação induzida por picadas.

Urticária? Dermatite atópica?
Eczemas?