Áreas

Rinite

Rinite

A rinite é uma doença causada pela inflamação da mucosa do nariz, provocando sintomas de espirros, comichão no nariz, congestão nasal, ou pingo. O diagnóstico é clínico e baseia-se na presença destes sintomas típicos, mas conhecer a sua causa é determinante para decidir o tratamento, por isso é muito importante realizar testes de alergia porque existe a rinite alérgica e a rinite não-alérgica (esta mais associada a mudanças de temperatura, poluição, odores intensos). As alergias que mais frequentemente causam rinite são aos ácaros e aos pólens.
A rinite pode dar sintomas ligeiros, ou mais graves, como problemas de sono e interferência nas atividades durante o dia. Tem tendência para piorar ao longo da vida, tornando-se mais persistente e com sintomas de maior gravidade. Se a rinite não for tratada pode complicar-se com sinusite, asma, otite ou polipose nasal.

Cerca de 50% ou mais das pessoas com rinite e tem também sintomas de alergia ocular, com comichão e lacrimejo e vermelhidão nos olhos.
É uma doença muito frequente, afeta atualmente cerca de 30% dos portugueses. E a sua prevalência continua a crescer. No último século assistimos a um progressivo e surpreendente aumento da prevalência da rinite alérgica a pólenes, tendo passado de uma doença rara (descrita pela primeira vez em 1819 - designando-se na altura “febre dos fenos”, com apenas alguns casos identificados nos anos seguintes) para se tornar a condição imunológica mais frequente no ser humano hoje em dia.

De facto, a rinite é a mais prevalente das doenças alérgicas e estima-se que, nas próximas duas décadas, a rinite alérgica atinja 50% da população mundial!

Espirros? Comichão no nariz?
Corrimento nasal? Nariz congestionado?