7 coisas surpreendentes que pioram as suas alergias

2021-05-29

7 coisas surpreendentes que pioram as suas alergias

Temperaturas mais quentes, flores e sol? Sim, por favor! Comichão, espirros e olhos lacrimejantes? Hum, não, obrigado! Para quem sofre de alergias sazonais, a primavera pode ser um tormento. Embora alguns fatores sejam bastante óbvios (pensando bem, aquele piquenique no parque provavelmente não foi uma boa ideia!), alguns dos seus hábitos diários podem realmente estar a agravar os sintomas de rinite alérgica sem se aperceber. Aqui estão sete culpados disfarçados que estão a tornar as suas alergias piores:

1. As suas roupas
O pólen pode incorporar-se no tecido com bastante facilidade e, depois de um dia passado fora de casa, podemos trazê-los para casa, espalhando-os no sofá, na cama, na sala de jantar. Para impedir a proliferação de quaisquer alergénios, troque de roupa assim que chegar a casa e lave-as em água quente (não fria). Outra dica importante? Tome um banho antes de dormir para remover o pólen do cabelo e da pele.

2. Certos tipos de frutas e vegetais
Ora aqui está algo estranho: certos alimentos crus (como maçãs, tomates e aipo) têm uma proteína na superfície que o seu organismo pode confundir com pólen. É uma situação chamada síndrome de alergia oral e pode levar a sintomas incomodativos, como comichão na garganta e na boca. Descascar e cozinhar esses alimentos pode ajudar, mas algumas pessoas precisam evitá-los totalmente.

3. Stress
Um estudo da Ohio State University acompanhou 179 pessoas com rinite alérgica em dois períodos de 14 dias e descobriu que as pessoas com níveis mais elevados de stress sofreram crises de alergia mais frequentes. Considere esta a sua desculpa para cancelar todos os planos neste fim de semana e dedicar-se um pouco mais a mimar-se!

4. A sua vela favorita
Eu sei, aquela vela com aroma de especiarias de baunilha é divinal! Mas mesmo que não liberte necessariamente nenhum alergénio, os produtos químicos na fragrância podem ser irritantes para quem sofre de rinite alérgica. O mesmo pode aplicar-se ao seu perfume preferido… vale a pena rever o seu uso nesta estação.

5. Lentes de contato
Abandone as lentes de contato e use óculos durante a temporada de alergias, recomendam os especialistas. O uso de lentes pode acidentalmente reter pólen nos olhos, o que pode causar irritação. Se não quiser desistir das suas lentes de contacto, tente as opções descartáveis que podem ajudar a evitar a acumulação de pólen.

6. Álcool
Pois é, aquele copo de vinho pode estar a fazer mais mal do que bem.... Embora todas as bebidas atuem como um vasodilatador (ou seja, dilata os vasos sanguíneos, o que pode levar a um nariz a pingar), o vinho tinto em particular é mais problemático, uma vez que é muito rico em sulfitos. (Ou seja, compostos que causam uma reação alérgica.)

7. Fumo de tabaco
Mesmo que não seja fumador, deve manter uma distância segura do fumo passivo, que pode amplificar os sintomas de alergia, de acordo com o American College of Allergy, Asthma and Immunology.

Link externo voltar

Últimos artigos

Alergias e sua relação com asma nas crianças
7 coisas surpreendentes que pioram as suas alergias
Um guia para o nadador português - Asma e alergias no nadador
CONTAMINAÇÃO CRUZADA
“PODE CONTER VESTÍGIOS DE…”, o que significa?
Alergia ao leite de vaca e alergia ao cão… Qual a relação??
Quais são as doenças alérgicas mais frequentes?
Alergia aos excipientes dos medicamentos?
Alergia aos meios de contraste iodados
Reações aos medicamentos da hipertensão