Que desportos o asmático deve escolher e quais deve evitar?

2019-10-27

Que desportos o asmático deve escolher e quais deve evitar?

O desporto é benéfico para a asma. Como tal, se o doente asmático tem um desporto que de facto aprecia, a sua prática deverá ser encorajada, pois desde que adequadamente controlado, poderá fazer qualquer exercício!!

No entanto, se o doente com asma vai iniciar da sua vida desportiva, deve encorajar-se a prática de certos desportos mais compatíveis, por serem mais bem tolerados e por isso proporcionarem melhor oportunidade de participação com sucesso.

A modalidade mais compatível será aquela que proporcione exercícios de tipo aeróbio e dinâmico, de modo a treinar a hiperventilação e músculos respiratórios, evitando o ar frio e seco. Assim, os desportos de menor risco são as modalidades aquáticas, em particular a natação em piscina coberta, na medida em que proporciona exercícios em atmosfera húmida e quente. O ténis ou modalidades de equipa (particularmente Voleibol e Basquetebol), desportos intermitentes, que alternam fases aeróbicas e não aeróbicas e períodos curtos de exercício contínuo (menos de 5-8 min), com intervalos, consideram-se também de baixo risco para asma. Modalidades que não requerem altos níveis de hiperventilação, como esgrima ou ginástica rítmica são também de baixo risco.

Os desportos mais prováveis de dar sintomas de asma são as disciplinas de longa distância, com treinos contínuos e ao ar-livre ou frio, como o ciclismo e os desportos de Inverno, sendo a corrida de atletismo classicamente considerada a disciplina de maior risco.

Existem restrições (mas não proibição) impostas ao doente asmático à prática de algumas modalidades, tais como as relacionadas com atividades subaquáticas (mergulho com garrafa), atividades de alta altitude como escalada ou montanhismo e desportos motorizados (por implicar riscos a terceiros).

voltar

Últimos artigos

Dicas para umas férias de verão seguras com alergia alimentar
Manifesto contra o bullying por alergia alimentar
Irmãos e alergias alimentares: como não negligenciar as necessidades do seu filho não-alérgico
Alergias e sua relação com asma nas crianças
7 coisas surpreendentes que pioram as suas alergias
Um guia para o nadador português - Asma e alergias no nadador
CONTAMINAÇÃO CRUZADA
“PODE CONTER VESTÍGIOS DE…”, o que significa?
Alergia ao leite de vaca e alergia ao cão… Qual a relação??
Quais são as doenças alérgicas mais frequentes?