Anafilaxia - tratamento

2019-09-10

Anafilaxia - tratamento

O tratamento da anafilaxia deve ser o mais rápido possível. A primeira linha é sempre a administração de adrenalina intramuscular (através da caneta auto-injetora se o doente tiver, ou então no hospital). Este medicamento atua rapidamente e melhora a maioria dos sintomas de anafilaxia e tem um efeito rápido.

Qualquer médico que observe um doente com uma primeira situação de anafilaxia, deve sempre prescrever-lhe um dispositivo para administração pelo próprio, para que o doente disponha de tratamento caso se volte a repetir a situação. Estes dispositivos parecem uma caneta, e trazem já tudo pronto para a administração da dose certa para o doente. Existem várias canetas com dosagem diferentes à venda e o médico decidirá qual prescrever, em função da idade, peso, e risco do doente.

Peça sempre na consulta ao seu médico para demonstrar como se utiliza e para lhe fornecer os documentos em que se explicam quais as situações em que deve administrar e como.

A adrenalina pode provocar alguns efeitos laterais ligeiros; os mais habituais são o tremor, nervosismo e palpitações no coração. Estes efeitos são passageiros e não causam preocupação. A adrenalina é o único medicamento que salva a vida em casos de anafilaxia e por isso não existem contraindicações para ser utilizada, mesmo em casos de choque anafilático na gravidez, crianças pequenas ou idosos!

Outros medicamentos, como anti-histamínicos ou corticóides ou broncodilatadores, são tratamento a administrar posteriormente e não devem ser usados como substituição da adrenalina em casos de anafilaxia. Consulte o artigo sobre os primeiros-socorros na anafilaxia!

Pode ser importante a utilização de uma pulseira ou outra forma de identificação da situação clínica para mais rápida atuação.

A melhor forma de lidar com a anafilaxia é evitá-la! Para isso é fundamental descobrir qual a alergia ou situação que a provoca, pelo que é imprescindível o seguimento em consulta de Imunoalergologia.

voltar

Últimos artigos

Anafilaxia - tratamento
Anafilaxia - Sinais e Sintomas e complicações
Tem alergia ao seu cão? Saiba o que fazer!
A escola e as alergias alimentares… Dicas para os pais
A escola e as alergias alimentares… Dicas para professores e educadores
A anemia, a deficiência de ferro na infância, e os alimentos ricos em ferro
Alimentos ricos em cálcio
8 pontos-chave sobre ASMA
Quando escolher uma fórmula de aminoácidos?
Refluxo no bebé