Anafilaxia - Sinais e Sintomas e complicações

2019-09-10

Anafilaxia - Sinais e Sintomas e complicações

Em geral, para que uma reação alérgica se considere anafilaxia, tem de afetar mais do que um sistema do organismo. Habitualmente os primeiros sinais e sintomas demoram pouco tempo a aparecer após o contacto com o alergénio (alimentar, medicamento ou picada de abelha/vespa, por exemplo).

A pele é órgão que mais vezes apresenta sinais e sintomas. O mais frequente acontecer é: comichão, urticária, Inchaços (edemas) localizados à volta dos olhos, orelhas, genitais, lábios ou outras partes do corpo.

O sistema respiratório superior (nariz, garganta) e inferior (brônquios) podem ser também afetados. O doente pode apresentar espirros, congestão nasal, comichão no nariz, sensação de corpo estranho na garganta ou pressão/aperto, tosse, sensação de sufoco, rouquidão, ou dificuldade em engolir, ou sensação de falta de ar e a pieira (“chiadeira” no peito ou “gatinhos”) ao respirar. O sistema o gastrointestinal também pode estar envolvido na anafilaxia, dando origem a vómitos (nas crianças frequentemente em jacto), cólicas ou diarreia.

O choque anafilático afeta o sistema cardiovascular, e pode verificar-se queda da tensão arterial (hipotensão), sensação de palpitações, tonturas, sensação de desmaio ou pode mesmo perder a consciência.

Em algumas situações de anafilaxia podem reaparecer sintomas algumas horas após a reação inicial já ter sido resolvida - chama-se anafilaxia bifásica. E por isso é tao importante que o doente seja observado por um médico se tiver tido uma anafilaxia, mesmo que tenha feito a sua medicação em casa e tenha melhorado, porque pode voltar a ter sintomas posteriormente por este efeito bifásico

COMPLICAÇÕES
A anafilaxia pode causar a morte, embora esse desfecho seja raro. Os episódios de anafilaxia com risco de morte são aqueles em que existem sintomas respiratórios graves com edema da glote ou broncoespasmo grave, ou os que têm envolvimento cardiovascular com paragem cardíaca. A demora na administração do tratamento também pode aumentar a gravidade e risco de morte.

voltar

Últimos artigos

Re-introdução do leite de vaca na dieta da mãe a amamentar bebé com APLV
Que desportos o asmático deve escolher e quais deve evitar?
Dormindo com o inimigo - O QUE A SUA CAMA ESCONDE!
Sobre a tosse
Alterações do olfacto
A dieta na gravidez / amamentação e o risco de alergia alimentar no bebé
Tratamento da alergia ocular
Alergia ocular
Anafilaxia - tratamento
Anafilaxia - Sinais e Sintomas e complicações