Anafilaxia

2019-06-30

Anafilaxia

A anafilaxia é uma reação alérgica sistémica (o que quer dizer que é generalizada pelo organismo), de instalação e evolução muito rápidas. A reação anafilática é a manifestação alérgica mais grave que existe e pode ser fatal.

O choque anafilático é uma situação mais grave e que ocorre quando a anafilaxia provoca queda da tensão arterial. Os doentes com asma têm maior risco de apresentar reações anafiláticas mais graves.

A anafilaxia é um problema grave e é uma emergência médica que necessita de atuação urgente, pois poderá ser fatal (pode matar).
A apresentação da anafilaxia pode ser muito variada. É muito importante que todos os profissionais de saúde sejam capazes de diagnosticar imediatamente um doente que se apresenta com sintomas de anafilaxia, para poderem iniciar o tratamento adequado rapidamente – consulte o artigo sobre os primeiros-socorros na anafilaxia. É também fundamental que os doentes e seus familiares saibam reconhecer os sinais e sintomas de anafilaxia, de forma a iniciarem os primeiros passos de tratamento e procurarem ajuda. Consulte o artigo sobre a apresentação clínica da anafilaxia para conhecer mais sobre este assunto, e o artigo dos primeiros-socorros para saber como atuar.

voltar

Últimos artigos

Re-introdução do leite de vaca na dieta da mãe a amamentar bebé com APLV
Que desportos o asmático deve escolher e quais deve evitar?
Dormindo com o inimigo - O QUE A SUA CAMA ESCONDE!
Sobre a tosse
Alterações do olfacto
A dieta na gravidez / amamentação e o risco de alergia alimentar no bebé
Tratamento da alergia ocular
Alergia ocular
Anafilaxia - tratamento
Anafilaxia - Sinais e Sintomas e complicações