Alterações do olfacto

2019-10-25

Alterações do olfacto

O olfato pode estar alterado de várias formas:

- Hiposmia ou anosmia - diminuição ou mesmo ausência total de olfacto

- Hiperosmia: aumento da olfacto, pode ocorrer na gravidez, hipertiroidismo, psicoses, lesão de ponta do lobo temporal, como na aura epilética, em insuficiência córtico-adrenal, na mucoviscidose (antes de desenvolver polipose nasal), na hiperplasia adrenal congênita virilizante não hipertensiva.

- Cacosmia: sensação de odores desagradáveis

- Parosmia/Disosmia: distorção de odores, interpretação errada de uma sensação olfatória, ocorre em neuropatias, nevrite gripal, aura epilética.

- Fantosmia: sensação de odores que não existem, , intermitente ou constante, os odores são geralmente descritos como "podre". Pode surgir como aura de epilepsia ou em portadores de nevrite gripal.

- Agnosia: inabilidade para classsificar, identificar ou constatar uma sensação de odor.


As distorções são geralmente muito mais perturbadoras para a qualidade de vida de uma pessoa do que uma simples perda de olfacto.

Todas estas alterações podem ser determinadas por distúrbios psiquiátricas, tumores cerebrais, IVAS, TCE, envelhecimento, doença nasal, podem ser desencadeados por estímulos específicos como stress, sons altos, cheiros fortes ou problemas dietéticos (má nutrição, obesidade e anorexia).
O objetivo do médico é definir cuidadosamente o problema (por exemplo, paladar versus olfacto, real versus percebido, uma versus duas narinas), realizar o exame e o teste apropriados e fornecer terapia, se possível. O tratamento inclui medicamentos tópicos, sistémicos, anestesia para partes do nariz e, raramente, encaminhamento para excisão cirúrgica de neurónios olfactivos. As operações transnasais endoscópicas têm a vantagem de tratar a fantosmia e, às vezes, permitir o retorno da capacidade olfactiva após a operação

voltar

Últimos artigos

Dicas para umas férias de verão seguras com alergia alimentar
Manifesto contra o bullying por alergia alimentar
Irmãos e alergias alimentares: como não negligenciar as necessidades do seu filho não-alérgico
Alergias e sua relação com asma nas crianças
7 coisas surpreendentes que pioram as suas alergias
Um guia para o nadador português - Asma e alergias no nadador
CONTAMINAÇÃO CRUZADA
“PODE CONTER VESTÍGIOS DE…”, o que significa?
Alergia ao leite de vaca e alergia ao cão… Qual a relação??
Quais são as doenças alérgicas mais frequentes?