Alimentos ricos em cálcio

2019-07-24

Alimentos ricos em cálcio

Alguns dos principais alimentos ricos em cálcio são leite e seus derivados, mas quando existe uma situação de APLV estes alimentos estão proibidos na dieta da criança e, se em amamentação, muitas vezes também na dieta da mãe. Às vezes, de forma a manter a casa segura para a criança, toda a família opta por abolir de casa os alimentos contendo leite e derivados.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que a ingestão diária alcance os 1000 mg por dia para o adulto saudável, e nas crianças é superior (dependendo da idade entre 1000 a 300 mg por dia).
Assim, de forma a manter uma alimentação rica em cálcio é importante conhecer outras alternativas para incluir na dieta.

Quantidade de cálcio por cada 100 g de alimento (valores aproximados)
Sardinha sem pele 400 mg
Sementes de chia 500 mg
Aveia 300mg
Amêndoa 270 mg
Grão de soja cru 250 mg
Semente de linhaça 250 mg
Couve galega 232 mg
Farinha de soja 206 mg
Rúcula 160 mg
Castanha-do-pará 146 mg
Couve kalé 135 mg
Agrião 130 mg
Tofu 130 mg
Grão de bico 114 mg
Brócolos cozidos 113 mg
Nozes 105 mg
Espinafre cozido 100 mg
Ostras 66 mg
Amendoim 62 mg
Mexilhão 56 mg
Uva passa 50 mg
Acelga 43 mg
Ameixas secas 38 mg
Mostarda 35 mg
Feijão preto cozido 29 mg

Como forma de comparação, refira-se que o leite contém aproximadamente 120 mg de cálcio por cada 100 gramas.
Os alimentos enriquecidos são uma ótima alternativa para aumentar a ingestão de cálcio, especialmente quando os alimentos que são fontes de cálcio não entram na dieta do dia a dia.

Considere eventualmente consultar um Nutricionista para ajudar neste caminho!

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