Alergia aos pólens - como tratar?

2019-05-25

Alergia aos pólens - como tratar?

Existe tratamento para impedir o aparecimento dos sintomas, ou tratamento para aliviar os sintomas quando estes já estão instalados. A opção depende da opinião do Médico Alergologista, que pondera cada situação caso-a-caso, e por isso é fundamental a consulta.

O tratamento preventivo com medicação depende de conhecer a época de polinização dos pólens a que o doente é alérgico (e por isso fundamental estudar quais as alergias que tem!) e consiste em tomar medicamentos anti-alérgicos (anti-histamínicos, sprays nasais, etc) durante essa fase, de forma a impedir o aparecimento dos sintomas. Esta solução é temporária e não cura a doença, mas permite o conforto do doente.

Se a doença é mais grave, ou de forma a eliminar a necessidade de medicamentos constantes, pode-se decidir por fazer vacinas - imunoterapia específica. Dependendo das alergias específicas de cada doente, podem usar-se opções em gotas orais, injecções antes da primavera, ou ser mesmo necessário fazer injecções mensais todo o ano. Fale com o seu médico Alergologista para perceber melhor este tratamento que o deixará sem sintomas durante vários anos!!

Ver todas

Últimos artigos

Quando escolher uma fórmula de aminoácidos?
Refluxo no bebé
Alergia a antibióticos - a importância do diagnóstico correto
Alergia ao ovo - o que comer? que cuidados ter?
Como prevenir a urticária ou como evitar “crises”?
Precauções na alergia a abelhas e vespas
Como evitar os sintomas de alergia durante a época de pólens?
Como prevenir ou eliminar os ácaros?
Alergia ao leite e intolerância à lactose – a explicação
Primeiros socorros na anafilaxia