8 pontos-chave sobre ASMA

2019-07-24

8 pontos-chave sobre ASMA

1) A palavra asma vem do grego "asthma" que significa "sufocante", arquejante".

2) Estima-se que a alergia seja responsável por cerca de 50% do total dos casos de asma. Cerca de 80% dos doentes com asma sofre também de rinite.

3) A asma, se adequadamente tratada e com seguimento médico regular, não impede actividade física, e há mesmo pessoas com medalha olímpicas.

4) A asma, por enquanto, é uma doença que não tem cura, mas pode ser muito bem controlada. O conhecimento da doença e o seguimento médico regular são a chave para o sucesso no controlo.

5) O uso de corticóides (“cortisona”) inalados não engorda e é muito seguro. O efeito de ação é praticamente só local nos brônquios, por isso usam doses muito pequenas e não se observam efeitos laterais em outros órgãos. O único cuidado é mesmo lembrar sempre de escovar os dentes ou bochechar com água após a inalação.

6) A medicação inalada é a mais eficaz no tratamento da asma, e quando usada de acordo com as indicações médicas permite um controlo adequado da doença, sem prejudicar a saúde e sem causar dependência.

7) A gravidez é um período crítico para a asma, sendo as crises mais comuns. Há medicação permitida na gravidez, não é necessário suspender mas pode ser necessário fazer alterações - deve sempre consultar o médico Alergologista.

8) O controlo da asma na infância é a melhor forma de prevenir um quadro asmático mais sério e evitar alterações irreversíveis nas vias aéreas com perda de capacidade respiratória na vida adulta.

voltar

Últimos artigos

Re-introdução do leite de vaca na dieta da mãe a amamentar bebé com APLV
Que desportos o asmático deve escolher e quais deve evitar?
Dormindo com o inimigo - O QUE A SUA CAMA ESCONDE!
Sobre a tosse
Alterações do olfacto
A dieta na gravidez / amamentação e o risco de alergia alimentar no bebé
Tratamento da alergia ocular
Alergia ocular
Anafilaxia - tratamento
Anafilaxia - Sinais e Sintomas e complicações