Novas lentes de contato libertam anti-histamínico para alergia ocular

2022-03-18

Novas lentes de contato libertam anti-histamínico para alergia ocular

A Food and Drug Administration dos EUA aprovou uma nova lente de contato que elui o anti-histamínico cetotifeno como tratamento para alergia ocular.

"Esta é a primeira e única lente de contato do mundo capaz de prevenir a comichão associada a alergias e, ao mesmo tempo, fornecer correção da visão", disse Brian Pall, DO, da Johnson & Johnson Vision Care.

A nova lente, Acuvue Theravision With Ketotifen, já está no mercado no Canadá e no Japão.

São lentes de contato descartáveis ​​diárias indicadas para a prevenção da comichão ocular por conjuntivite alérgica em pessoas que não apresentem olhos vermelhos, elegíveis para o uso de lentes de contato e sem mais de 1,00 D de astigmatismo.

Os colírios anti-histamínicos são contraindicados para uso com lentes de contato porque os conservantes dos colírios podem interagir com as lentes, e os ensaios clínicos geralmente excluem as pessoas que usam lentes de contato. Por isso, a Johnson & Johnson trabalhou mais de uma década para encontrar um anti-histamínico que combinasse bem com um material de lente de contato, finalmente chegando à combinação de cetotifeno e etafilcon A, disse Pall. O fármaco é integrada ao polímero durante a fabricação.

Em contato com o olho, o fármaco difunde-se do cristalino para o filme lacrimal e é absorvido pelos tecidos oculares, como um colírio convencional. "A principal diferença é que este é um lançamento mais lento", disse Pall. “Em vez de um bolus de uma grande gota atingir o olho e depois ser libertado imediatamente, obtemos uma libertação muito mais sustentada”.

Como a lente é mantida esterilizada até o uso, não é adicionado nenhum conservante. Esta é uma vantagem porque os conservantes causam irritação em algumas pessoas.

A nova lente de contato "é promissora para aqueles que têm lentes de contato", disse Leonard Bielory, MD, professor de medicina, alergia, imunologia e oftalmologia da Hackensack Meridian School of Medicine em Nutley, Nova Jersey, que não esteve envolvido no estudo ou no desenvolvimento da lente.

Link externo voltar

Últimas notícias

Dia Mundial da Asma - as notícias preocupantes que nos chegam
O tacrolimus tópico para dermatite atópica não aumenta o risco de cancro
Vacinas antialérgicas diminuem risco de as crianças desenvolverem asma
Adrenalina Sublingual ?!
Novas lentes de contato libertam anti-histamínico para alergia ocular
Novo estudo mostra a importância da redução a exposição de alergénios na asma
Palforzia aprovado na Europa
Como conseguir o auto-injetor de adrenalina comparticipado a 100%?
COVID-19 e Asma: qual o risco?
Previsão de pólens - semana 21 a 27 fevereiro