O tacrolimus tópico para dermatite atópica não aumenta o risco de cancro

2022-04-22

O tacrolimus tópico para dermatite atópica não aumenta o risco de cancro

A utilização de medicamentos inibidores da calcineurina em pomata para aplicação tópica (como o tacrolimus ou o pimecrolimus) nas pessoas com dermatite atópica é uma prática relativamente frequente, quando a estratégia de hidratação não é suficiente e as recaídas com necessidade de corticóides são frequentes.

Nestes casos, e quando se lê a bula destes medicamentos, fica a dúvida que a sua aplicação possa contribuir para o desenvolvimento de cancro.

Este estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology vem demonstrar que o tacrolimus tópico não aumenta o risco de cancro a longo prazo em crianças com dermatite atópica (DA).

O estudo APPLES™ (A Prospective Pediatric Longitudinal Evaluation to Assessment the Long-Term Safety of Tacrolimus Ointment for the Treatment of Atopic Dermatitis (AD); NCT00475605) avaliou se o tratamento tópico com tacrolimus 0,03% ou 0,1% pomada aumentou a incidência de linfoma e outros cancros numa população pediátrica com DA. Foram incluídas crianças com DA cuja primeira exposição ao tacrolimus ocorreu antes dos 16 anos e se usaram tacrolimus tópico por ≥6 semanas. No total, 7.954 crianças (idade média, 7,1; primeira dose de tacrolimus tópico em 5,4±4,2 anos) foram inscritas em 314 locais em 9 países da América do Norte e Europa Ocidental de maio de 2005 a agosto de 2012.

A taxa observada de todos os cancros incidentes, 6 eventos confirmados por 44.629 pessoas-ano, foi consistente com as expectativas para uma população com similar idade, sexo, raça e país de origem.

Houve uma completa ausência de linfomas incidentes durante o estudo APPLES.

Link externo voltar

Últimas notícias

Dia Mundial da Asma - as notícias preocupantes que nos chegam
O tacrolimus tópico para dermatite atópica não aumenta o risco de cancro
Vacinas antialérgicas diminuem risco de as crianças desenvolverem asma
Adrenalina Sublingual ?!
Novas lentes de contato libertam anti-histamínico para alergia ocular
Novo estudo mostra a importância da redução a exposição de alergénios na asma
Palforzia aprovado na Europa
Como conseguir o auto-injetor de adrenalina comparticipado a 100%?
COVID-19 e Asma: qual o risco?
Previsão de pólens - semana 21 a 27 fevereiro