COVID-19 e Asma: qual o risco?

2020-03-24

COVID-19 e Asma: qual o risco?

Boas notícias!!
Numa altura em que vivemos todos assustados, sobretudo em que os asmáticos porque pensavam ter uma condição de maior risco para COVID-19, eis que a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica vem informar e esclarecer que não há evidencias científicas dessa agravante!

No entanto, muito importante realçar: a asma que não esteja bem controlada poderá contribuir para uma maior gravidade do quadro que se associe à eventual infeção COVID-19 em asmáticos.

Os vírus que agridem as vias respiratórias, como é o caso dos coronavirus, podem desencadear ataques graves de asma, se o doente não está controlado. Recomenda-se portanto a todas as pessoas com asma e também a todas as pessoas com rinite alérgica que, para além das medidas preconizadas de higiene e de isolamento social, mantenham uma boa adesão ao tratamento preventivo diário. O mais importante é manter a sua medicação regular, aquela que lhe permite estar controlado, sem sintomas.

Felizmente, de acordo com os dados que temos desta pandemia, parece que as consequências para os asmáticos e alérgicos em geral não têm sido graves.

Os asmáticos devem seguir as recomendações amplamente divulgadas e tanto quanto possível manterem-se nas suas habitações, mas ao mesmo tempo garantir que com isso não aumentam a exposição aos alergénios e irritantes aí existentes. Ventilar a habitação, aspirar e limpar para diminuir a concentração de alergénios e de poluentes, recordando que é "proibido" fumar em casa, seja por quem for.

Os medicamentos inalados que foram receitados são seguros e importa saber o que fazer se tiver uma crise. E como estamos a iniciar a época de pólens muita atenção deve ser dada no controlo dos sitomas de rinite e de conjuntivite alérgica. Mas todos estes cuidados já terão sido recomendado na consulta. No entanto, se tem dúvidas, contacte os especialistas.

Estamos disponíveis para teleconsultas em Lisboa na CUF Descobertas e no Porto na Clínica do Dragão - de forma a ajustar terapêutica e providenciar toda a ajuda necessária nesta altura.

Link externo voltar

Últimas notícias

Dia Mundial da Asma - as notícias preocupantes que nos chegam
O tacrolimus tópico para dermatite atópica não aumenta o risco de cancro
Vacinas antialérgicas diminuem risco de as crianças desenvolverem asma
Adrenalina Sublingual ?!
Novas lentes de contato libertam anti-histamínico para alergia ocular
Novo estudo mostra a importância da redução a exposição de alergénios na asma
Palforzia aprovado na Europa
Como conseguir o auto-injetor de adrenalina comparticipado a 100%?
COVID-19 e Asma: qual o risco?
Previsão de pólens - semana 21 a 27 fevereiro