COVID-19 e Asma: qual o risco?

2020-03-24

COVID-19 e Asma: qual o risco?

Boas notícias!!
Numa altura em que vivemos todos assustados, sobretudo em que os asmáticos porque pensavam ter uma condição de maior risco para COVID-19, eis que a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica vem informar e esclarecer que não há evidencias científicas dessa agravante!

No entanto, muito importante realçar: a asma que não esteja bem controlada poderá contribuir para uma maior gravidade do quadro que se associe à eventual infeção COVID-19 em asmáticos.

Os vírus que agridem as vias respiratórias, como é o caso dos coronavirus, podem desencadear ataques graves de asma, se o doente não está controlado. Recomenda-se portanto a todas as pessoas com asma e também a todas as pessoas com rinite alérgica que, para além das medidas preconizadas de higiene e de isolamento social, mantenham uma boa adesão ao tratamento preventivo diário. O mais importante é manter a sua medicação regular, aquela que lhe permite estar controlado, sem sintomas.

Felizmente, de acordo com os dados que temos desta pandemia, parece que as consequências para os asmáticos e alérgicos em geral não têm sido graves.

Os asmáticos devem seguir as recomendações amplamente divulgadas e tanto quanto possível manterem-se nas suas habitações, mas ao mesmo tempo garantir que com isso não aumentam a exposição aos alergénios e irritantes aí existentes. Ventilar a habitação, aspirar e limpar para diminuir a concentração de alergénios e de poluentes, recordando que é "proibido" fumar em casa, seja por quem for.

Os medicamentos inalados que foram receitados são seguros e importa saber o que fazer se tiver uma crise. E como estamos a iniciar a época de pólens muita atenção deve ser dada no controlo dos sitomas de rinite e de conjuntivite alérgica. Mas todos estes cuidados já terão sido recomendado na consulta. No entanto, se tem dúvidas, contacte os especialistas.

Estamos disponíveis para teleconsultas em Lisboa na CUF Descobertas e no Porto na Clínica do Dragão - de forma a ajustar terapêutica e providenciar toda a ajuda necessária nesta altura.

Link externo voltar

Últimas notícias

COVID-19 e Asma: qual o risco?
Previsão de pólens - semana 21 a 27 fevereiro
Aprovado tratamento para alergia ao amendoim
Foi publicada a regulamentação do Estatuto do Cuidador Informal
Vinho sem vestígios de proteínas animais
Crianças com alergia não-IgE mediada à soja, podem ingerir LECITINA DE SOJA?
Ainda se morre por ataque de asma
Mais uma tragédia fatal por alergia alimentar
Aquele primeiro biberão de leite adaptado ao nascimento....
Dia Internacional das Mastocitoses e Patologias Mastocitárias