Como prevenir ou eliminar os ácaros?

2019-07-03

Como prevenir ou eliminar os ácaros?

A divisão da casa que requer maior atenção é o quarto. O mobiliário deve ser simples, com superfícies facilmente laváveis e que devem ser limpas com pano húmido. Remover objetos que não sejam indispensáveis, como pequenas decorações, brinquedos, bonecos de peluche, livros, aparelhagens, etc. Evitar tapetes ou carpetes no chão, papel de parede (preferir paredes lisas e pintadas) e cortinas. O colchão é o local onde se depositam mais ácaros e por isso é fundamental a sua regular limpeza com aspiração frequente. A roupa de cama deve ser lavada frequentemente e a temperaturas superiores a 60º. Existem coberturas especiais anti-ácaros para o colchão e travesseiro, consideradas eficazes no controlo desta exposição.

A limpeza das restantes divisões da casa deve ser também frequente e preferencialmente utilizando aspirador em vez de varrer. Com os aparelhos de aspiração comum é possível que muitas partículas de pó circulem pelo ambiente, por isso pode ser necessário utilizar máscara durante as limpezas ou preferir um aspirador com filtro anti-ácaros. Deve ser prestado especial cuidado na limpeza do sofá por ser também um local preferencial dos ácaros.

Manter um arejamento e ventilação convenientes, abrir janelas e deixar entrar sol são recomendados para combater os ácaros. Também existem agentes químicos anti-ácaros que prometem acabar com os ácaros, mas não substituem a limpeza.

Algumas outras medidas que podem ter interesse em algumas situações incluem o controlo da humidade através de desumidificadores, evitar o aquecimento excessivo da casa, promover ventilação adequada e evitar as ventoinhas porque movimentam as partículas de ar e pó. Também pode ser necessário confinar os animais domésticos a apenas algumas zonas da casa e preferencialmente nunca permitir no quarto.

voltar

Últimos artigos

Alergia ao leite de vaca e alergia ao cão… Qual a relação??
Quais são as doenças alérgicas mais frequentes?
Alergia aos excipientes dos medicamentos?
Alergia aos meios de contraste iodados
Reações aos medicamentos da hipertensão
Diferenças entre COVID-19 e Alergias
Anti-histamínicos: mais eficácia com menos efeitos adversos
Quando o resto da família não compreende ou aceita a alergia alimentar das crianças
Tratamento com vacinas para as alergias
Re-introdução do leite de vaca na dieta da mãe a amamentar bebé com APLV