Alergia a FRUTOS SECOS e SEMENTES

2019-05-08

Alergia a FRUTOS SECOS e SEMENTES

Os alimentos incluídos neste grupo pertencem a famílias taxonómicas diversas. A reatividade cruzada, entre sementes e/ou frutos secos, resulta da existência de famílias de proteínas de reserva que exibem atividade alergénica. As albuminas e globulinas representam as principais famílias, classificando-se em albuminas 2S e 7S e globulinas 11S.
A reatividade cruzada imunológica entre sementes e/ou frutos secos tem habitualmente repercussão clínica. Nas reacções alérgicas a sementes e frutos secos, as reações anafiláticas são relativamente frequentes. Os alergénios envolvidos apresentam alergenicidade significativa, determinando a ocorrência de sintomas, mesmo após ingestão em pequenas quantidades. Além disso, poderão também comportar-se como alergénios ocultos. A ingestão acidental inadvertida pode acontecer por contaminação, ocorrida durante o processamento de outros alimentos.
Está descrita reatividade cruzada a diversos frutos secos. Tratando-se de reações graves, alguns autores aconselham a avaliação de eventuais alergias aos diferentes frutos secos, quando se deteta alergia alimentar a um deles. Todavia, o aconselhamento alimentar deverá ser no sentido de evitar na dieta qualquer fruto seco. A alergia é habitualmente duradoura e não tem tendência a desaparecer.

voltar

Últimos artigos

Dicas para umas férias de verão seguras com alergia alimentar
Manifesto contra o bullying por alergia alimentar
Irmãos e alergias alimentares: como não negligenciar as necessidades do seu filho não-alérgico
Alergias e sua relação com asma nas crianças
7 coisas surpreendentes que pioram as suas alergias
Um guia para o nadador português - Asma e alergias no nadador
CONTAMINAÇÃO CRUZADA
“PODE CONTER VESTÍGIOS DE…”, o que significa?
Alergia ao leite de vaca e alergia ao cão… Qual a relação??
Quais são as doenças alérgicas mais frequentes?